Atividades Extracurriculares

Atividade Curricular: A busca de "nós".

1- ATIVIDADE CURRICULAR



 A busca de "nós"


   Hoje nos ofendemos por tudo e repassamos a ofensa à todos, como se somente o meu eu merecesse a devida consideração. Emitimos opiniões como se fossemos o grande juiz de tudo e de todos. Esquecemos que devemos conhecer os fatos para opinarmos com menos preconceito e mais assertiva, mesmo assim não estamos isentos do perigo de ainda sermos prepotentes e até ignorantes, há verdades e saberes relativos e não absolutos.


Portanto, vamos ter a tolerância e a sabedoria de conhecer mais de uma versão de um mesmo fato, mesmo que seja totalmente contrária a nossa. Mudar de opinião pode, muitas vezes, ser um sinal de sabedoria,  já aceitar a história e/ou ideia alheia significa que somos modernos e que conseguimos viver em uma sociedade  tão cheia de paradigmas e diversidade.

Não trago a solução, mas uma reflexão sobre o dilema histórico de povos que respeito e me preocupo, os judeus e os palestinos.


Existem programas que visam estimular a paz entre os dois povos e em locais como hospitais como o de Jerusalém existem equipes médicas das duas origens, tentando salvar vidas de palestinos e israelenses feridos nos confrontos.




Selecionei os vídeos abaixo, para iniciarmos novas reflexões e buscarmos outras fontes de informações.



Vídeos: Israel e Palestina

Qual a possível, mas difícil solução?


Jerusalém é cidade sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos




Agora, responda as questões propostas:

1- Como você entende o conflito entre Israel e Palestina?

2- Qual a possível solução para concretizar uma era de paz?

3- Comente a frase: “A PAZ É POSSÍVEL QUANDO EXISTE BOA VONTADE E RESPEITO PELAS DIFERENÇAS.”

4- Você reconhece problemas de intolerância às diferenças na sociedade brasileira? Explique.


5- Por que Jerusalém é cidade sagrada para os:


  • cristãos:
  • judeus:
  • muçulmanos:




2 comentários:

  1. OLA, não consegui assistir o terceiro video( JERUSALEM É CIDADE SAGRADA....), o youtube alega que a conta associada a ele foi encerrada por violar as leis.

    ResponderExcluir
  2. 1-Um dos conflitos que mais geram tensões e preocupações em todo o mundo é o que envolve judeus e muçulmanos no território de enclave entre Israel e Palestina. Ambos os lados reivindicam o seu próprio espaço de soberania, embora atualmente esse direito seja exercido plenamente apenas pelos israelenses. Com isso, guerras são travadas, grupos considerados terroristas erguem-se, vidas são perdidas e uma paz duradoura encontra-se cada vez mais distante.

    2-Existem programas que visam estimular a paz entre os dois povos e em locais como hospitais como o de Jerusalém existem equipes médicas das duas origens, tentando salvar vidas de palestinos e israelenses feridos nos confrontos.

    3-Portanto, vamos ter a tolerância e a sabedoria de conhecer mais de uma versão de um mesmo fato, mesmo que seja totalmente contrária a nossa. Mudar de opinião pode, muitas vezes, ser um sinal de sabedoria, já aceitar a história e/ou ideia alheia significa que somos modernos e que conseguimos viver em uma sociedade tão cheia de paradigmas e diversidade.

    4-A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.

    5-JUDEUS: Jerusalém é importante para os judeus por ter sido a capital do reino de Judá e por abrigar as ruínas do Templo de Salomão.

    CRISTÃOS: A cidade é sagrada por ser o local onde Jesus padeceu e foi morto, segundo as indicações bíblicas.

    MUÇULMANOS: Para os muçulmanos, Jerusalém é uma cidade santa porque lá se localiza a mesquista que abriga o Domo da Rocha, ou seja, o rochedo de onde Maomé teria alçado voo aos céus.

    Nome:Leonardo Checchio Bueno

    ResponderExcluir