Atividades Extracurriculares

2- Ditadura x Democracia

Caros alunos, mais uma vez reafirmo que temos a responsabilidade de escolha em tudo que nos rodeia, ou seja, além do nosso mundo particular. Quando abro mão deste poder de cidadão, estou permitindo que outros escolham por mim e nem sempre estas escolhas são ideais para a sociedade em que convivemos. Então vamos conhecer para ter uma opinião consciente e assertiva que vai além de só reclamar, mas vai ao patamar de participar. 

Siga as atividades elencadas, respectivamente, abaixo:



1) Assista o vídeo abaixo:



Após assistir o vídeo, reflita sobre a proposta de participação proposta pelo autor.

2) Agora acesse a imagem abaixo, veja com atenção os slides e se achar necessário anote em seu caderno, as ideias principais.




3) Clique a figura ao lado. Analise o infográfico e identifique como seria  a sua vida caso o AI-5 ainda existisse.

                                                                                                                                                                                                                                     
                                                
4) Agora vamos ver se aprendemos? Responda o quiz abaixo, clicando na imagem e em seguida fazer o teste. Confira os resultados e boa sorte.
                                                    Imagem disponível: http://colegiojoaopessoa.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html



5) Leia e reflita sobre o texto:

RUMO À DEMOCRACIA

O conhecimento nos ajuda desmistificar mitos criados e afirmados por ideologias oficiais, onde o povo desprevenido acredita. Um deles é sobre o período de ditadura militar vivido no Brasil (1964-1985).
   Houve uma modernização e desenvolvimento da economia, mas à custa do capital estrangeiro e beneficiando a nossa classe rica. Multinacionais vieram para o Brasil em busca de mão-de-obra barata  que não tinha o direito de reivindicar melhores condições de vida. A greve era proibida, sindicalistas eram presos, fechou-se jornais que resistiam à censura. Portanto, a ditadura  foi imposta  pelos militares, mas teve o apoio da população civil rica e conservadora, como os grandes banqueiros e empresários que no decorrer do tempo tornaram-se ministros, governadores, assessores.
   Foi um período de muita violência, porém, com a censura, a maioria da população brasileira não ficava sabendo. Quando alguém era visto como ameaça (oposição), poderia ser preso, interrogado e muitas vezes torturado de diferentes maneiras para delatar pessoas que também se opunham a um regime que não seguia uma constituição e muito menos governava para a maioria. Grande parte desses presos, considerados e difamados pelo governo como terroristas eram torturados até a morte e depois jogados em valas, em rios.... Alguns familiares não conseguiram encontrar até hoje o corpo de seus entes desaparecidos.
   Um governo que não tem uma Constituição validada pelo seu povo, e que governa com Atos Institucionais que coíbem a participação popular, perseguem, prendem, tiram o direito do cidadão se defender e concentram cada vez mais o poder no Executivo, não pode ser o desejado e muito menos o ideal para uma nação que reconhece os direitos humanos.
   Hoje há desilusão com o nosso sistema político. No entanto, em um sistema democrático, é fundamental que o povo participe, não só votando e criticando, mas sugerindo, fiscalizando, pesquisando, reivindicando. Caso contrário seremos como patrões que não cuidam de seus negócios e querem lucro no final - (somos nós que pagamos os salários dos políticos). Não podemos ficar esperando um "salvador da pátria", temos que fazer a nossa parte. 
  Devemos refletir sobre a importância de votar, expressar a nossa vontade, não esquecendo que em um sistema democrático representativo, o candidato eleito vai expressar a nossa vontade na hora de defender ou votar em projetos que refletirão diretamente na vida de cada brasileiro. Além disso, é o mínimo que podemos fazer em nome daqueles que abandonaram a sua vida privada, seus familiares em nome de um bem comum, a Liberdade. Muitos deram a vida para que tivéssemos o direito de expressar, votar, termos o direito de decidir e agir segundo a nossa própria vontade. Temos que continuar a defender a democracia não mais para o direito de votar, mas para que o conceito democrático  se cumpra em um sentido mais amplo, digno do século XXI. Temos, também, os nossos direitos básicos garantidos e neste item estamos muito aquém de conquistá-los. 


6) Você já observou a importância de nossa participação no meio em que vivemos e que as nossas escolhas são importantes para a sociedade e para a construção da democracia. Agora você já está apto e com responsabilidade para uma participação mais efetiva e consciente.

Clique na figura abaixo e vote nos projetos de interesse nacional. Não se esqueça, com responsabilidade e para o bem comum.



7) Agora, copie ou imprima as questões, responda e entregue à professora:

A- O que você entende por Ditadura Militar? 
B- Qual a importância do sistema democrático para que os nossos direitos sejam respeitados?
C- Você viu no infográfico como seria a nossa vida se o AI-5 ainda estivesse vigente. Como seria a sua vida? Explique.
D-Você achou importante votar nos projetos que aproximam o Congresso com a população? Por que?
E- Escreva uma frase que mostre o que você aprendeu na oficina.
F- O que você achou da experiência de usar a tecnologia para estudar? Faça um comentário

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer aos professores, pela atenção e dedicação e também por nos dar essa ferramenta para estudar, pra mim que tenho tempo muito corrido ajudou e facilitou bastante que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir