Atividades Extracurriculares

5- Somos Todos Brasileiros.

5- Somos Todos Brasileiros. 

Siga as instruções de leituras, vídeos e exercícios abaixo.
Observação: Faça as questões ao longo das atividades para entregar ao professor. Pode ser impresso.



Vai soar o batuque do tambor e o ronco da cuíca. Sábado é dia de feijoada e tem samba na praça. Vai ser um tremendo fuzuê, com a molecada brincando de roda e na TV será transmitido um jogo de futebol cheio de catimba.

Quanto de negro há na frase acima? O batuque, o tambor, a cuíca, a feijoada, o samba, o fuzuê, a molecada, a brincadeira de roda, o futebol catimbeiro... O sábado típico de muitos brasileiros é repleto de elementos negros.

Essa influência cultural e social é a parte boa de um passado escravocrata do Brasil Colônia. O país foi o último do mundo a abolir a escravidão, em 1888, depois que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.

» Leia entrevista Edina dos Santos, do NINC, e Maria Margarete, da CGEB sobre como o ensino da História da África e dos africanos no Brasil .

Entre 1550 e 1850 foram trazidos ao território brasileiro mais de 3,5 milhões de negros para trabalharem forçadamente na agricultura, mineração, atividades urbanas e serviços domésticos. Os africanos vieram de países como Guiné, Costa do Marfim, Mali, Congo, Angola, Moçambique e Benin, com suas línguas e culturas tribais nagô, iorubá, quicongo, umbundo, entre outras.

Tantos anos de escravidão e miscigenação podem ser vistos na culinária, na música, na religião, na arte e em muitos outros aspectos do dia a dia do brasileiro.

Ainda que seja possível afirmar que o Brasil é um país de maioria negra – segundo o último Censo, 97 milhões de pessoas se declararam negras ou pardas, enquanto 91 milhões disseram ser brancas –, o país ainda não conseguiu vencer o racismo, que só se tornou crime há 25 anos, com a Lei 7.716.

É por isso que no dia 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra, para fortalecer e ressaltar a luta dos negros no Brasil por igualdade de direitos. Uma luta que continua.

A data foi escolhida porque nesse dia, em 1695, morria Zumbi dos Palmares, um líder quilombola símbolo da resistência negra contra a escravidão.
SAIBA MAIS
Quilombos eram locais de refúgio de escravos que surgiram por todo o Brasil durante o período da escravidão.Comunidades Quilombolas são locais onde vivem os descendentes diretos de escravos e têm, comprovadamente, origem negra. No Brasil, estima-se que existam duas mil Comunidades Quilombolas espalhadas por 25 Estados, mas apenas 10% delas já foram reconhecidas pelo Governo Federal. Para conhecer algumas dessas comunidades e povos tradicionais, acesse o site do projeto Ancestralidade Africana.
                                               
1) Como você avalia a participação do negro em nossa história?

Assista o vídeo a seguir e responda a questão abaixo:



2) O que o quilombo representa na história da escravidão no Brasil?

Raça e diversidade:

  • Pesquisas de opinião revelam que 87% da população reconhecem que há racismo no Brasil. Mas 96% dizem que não são racistas.Assim, chegamos a um dos pontos-chave: existe racismo sem racistas?
  •  “Cada brasileiro se considera uma ilha de democracia racial cercado por racistas.”   Lilia Schwarcz, , 1996.
RACISMO:
  •  Serve para designar um comportamento hostil e de menosprezo em relação a pessoas de grupos humanos cujas características intelectuais ou morais são consideradas “inferiores”, por outros grupos que se consideram “superiores”, e sendo diretamente relacionadas a características “raciais”, ou seja, físicas ou biológicas.
  • Surgiu na sociedade ocidental no século XVIII. Fundamentação em pretensas bases científicas para explicar as diferenças entre os seres humanos e justificar a dominação do branco europeu sobre os povos de outros continentes durante a expansão colonial
PRECONCEITO:
  • Ideia que fazemos de uma pessoa, grupo de indivíduos ou povo, que ainda não conhecemos. É o tipo de sentimento ou opinião irrefletida que não tem nenhum fundamento racional
  • Consequência: serve para justificar o injustificável, ou seja, o tratamento desigual e a discriminação que são dirigidos a indivíduos ou grupos
  INTOLERÂNCIA:
  • Falta de respeito às práticas e crenças alheias que, por serem diferentes das nossas, são tidas como “erradas” e sem direito de existir
  • Consequência: rejeição ou exclusão
ESTEREÓTIPOS:

São preconceitos já bastante cristalizados que consistem em apreender, de maneira simplista e reduzida, os grupos humanos, atribuindo-lhes traços de personalidade ou de comportamento
  • Esses preconceitos vão se transformando em posições diante da vida e, ao espelharem nas relações interpessoais, vão carregando consigo os estereótipos, a discriminação, o racismo, o sexismo, entre outros

Por exemplo: negros são preguiçosos, orientais são pacientes, brasileiros gostam de samba, mulheres dirigem mal, toda sogra é chata, todos os políticos são corruptos, toda criança negra vai mal na escola, o negro é burro, mulher bonita é burra

DISCRIMINAÇÃO:
  • É a conduta (pode ser da ação ou de omissão) que viola direitos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos tais como raça, sexo, idade, opção religiosa, orientação sexual, entre outras
  • Pode-se considerar que a discriminação é, em última análise, a materialização do racismo, do preconceito e do estereótipo.
Por exemplo: as mulheres muçulmanas (uma reflexão para a sua posição social no mundo árabe exemplificada nas contestações populares durante a Primavera Árabe)

XENOFOBIA:
  • Alimenta-se de estereótipos e preconceitos em relação aos que são considerados desconhecidos e diferentes e traduz-se, muitas vezes, na rejeição, hostilidade ou violência contra as pessoas originárias de outros países e regiões ou membros de minorias étnicas.
 Para pensar:
  • O Brasil é o segundo país do mundo em população afrodescendente.
  • O Brasil foi o último país a abolir a escravidão e também o país que mais importou pessoas da África para serem escravizadas (cerca de 4 milhões).
  • Entre os 10% mais pobres da população, 65% das pessoas são negras (pretas e pardas).
  • A  expectativa de vida para a população branca brasileira é, em média, seis anos superior a da população negra.
Entre as pessoas assalariadas com nível superior, negras e negros recebem, em média, 64% do salário recebido por brancas e brancos.  (IN: www.dialogoscontraracismo.org.br)


3) Após as definições acima quais você reconhece na sociedade brasileira? Cite exemplo.


4) Como o preconceito e/ ou os conceitos acima podem ser superados? Neste caso, quais os benefícios que a sociedade teria com tal transformação?

       Mito da democracia racial


APÓS A II GUERRA MUNDIAL BRASIL ERA VISTO COMO UM LABORATÓRIO DAS RACAS E UMA NAÇÃO DE HARMONIA RACIAL
1954 – PESQUISA UNESCO:
 “cria a ilusão de que o racismo inexiste na sociedade quando, na verdade, ele está profundamente arraigado na maioria da população e nas entidades civis e estatais, moldando-lhe os comportamentos, naturalizando as desigualdades e, afinal de contas, servindo como um forte instrumento - ainda que invisível - de exclusão social”.  (Paixão, 2000  p. 34).

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história.




"Eu gostaria de finalizar com esse pensamento: Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso.”

    5) Através do vídeo acima responda sobre a importância de conhecer a história do outro e não só a nossa. 


 6) Após o estudo acima,Como que você se autoavalia em relação aos conceitos relatados acima? Quais ações você pode desenvolver para promover a igualdade humana?



                                                                                                                           ORIENTAÇÃO TÉCNICA – HISTÓRIA
                                                                                                       PCNP: Fernanda Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário